segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dica de Filme: “Meia noite em Paris” do Woody Allen.

Sinopse:


Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que se por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir para Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido. (fonte:Adoro Cinema)

Todas as críticas e sinopses divulgadas fazem a gente crer que o novo filme do (genial) diretor americano Woody Allen trata-se de uma comédia romântica, simples assim.

A comédia (sempre inteligente) está lá. O romantismo idem. Mas acima de tudo “Meia Noite em Paris” é um filme obrigatório para amantes de artes e literatura, principalmente os que têm pretensões artísticas. Ao explorar a idéia de que “bons tempos não voltam mais” Allen escreveu a história de um homem que acredita estar fora de seu tempo e o dá a oportunidade de viajar ao passado, à Paris dos anos 20 onde ele conhece seus ídolos: F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway, T.S Eliott, Gertrud Stein, além de Picasso e tantos outros artistas. Então, toda noite quando o relógio anuncia 12 horas, Gil embarca na viagem buscando aprimorar-se como escritor. Só que ele percebe através da personagem Adriana, vivida por Marion Cottilard, que assim como ele, sendo dos anos 2010, acha que a vida era melhor no ínicio do séc XX, as pessoas dos anos 20 também tem a impressão que o passado era mais interessante.

Então, eis a mensagem que capturei do filme: é preciso viver a arte e a literatura da nossa época e tentar transmitir os nossos dramas e alegrias, porque no futuro, também seremos uma espécie de Bélle Époque.

Saí do cinema com uma questão: Se você pudesse fazer uma viagem no tempo e conhecer seus ídolos, quem vocês conheceriam?

Fotos: Divulgação

Texto: Hudson Pereira

(O diretor Woody Allen e os atores)
(Pôster Internacional)
(Pôster Nacional)

TRAILER LEGENDADO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário