quarta-feira, 25 de julho de 2012

Encontros: Com a palavra, Affonso

Hoje, dia 25 de julho, é o dia do escritor. E também é o dia de retomada do blog. E certamente um poeta, ensaísta, crítico e ser humano que pode representar perfeitamente o que é ser um verdadeiro escritor é Affonso Romano de Sant’anna.

Tive o privilégio de ser seu aluno num curso chamado “Leitura Crítica de Poesia” em maio de 2011 em que discutíamos nossos próprios textos e alguns sugeridos por Affonso.

Ler poesia, escrever poesia, perceber a poesia surgindo no dia-a-dia, criação literária e ferramentas da linguagem foram alguns dos temas nas aulas. Revendo minhas anotações, selecionei frases interessantíssimas, um grande aprendizado para quem ama poesia. Sem mais, com a palavra Affonso:

“A poesia se dá da percepção do mundo. Você se alimenta do mundo, o ‘digere’, o transforma, a poesia se faz desse processo.”

“Se a vida não vira texto, ela não existe”

“A tarefa do poeta é articular as palavras, é fundamental olhar o mundo, mas poesia se faz é com palavras.”

“saber > ver > descrever > decifrar”

“Caos + cosmos = caosmos (a obra de arte)”

“O poeta enxerga através das palavras. Sua obrigação é fazer com que todos enxerguem também.”

“O ato de criação é um ato de carência.”

“O lugar-comum é uma armadilha do diabo porque acreditamos que estamos dizendo aquilo, mas não estamos. O escritor de verdade não se deixa dominar pelo lugar comum.” (falando sobre lugares-comuns, os clichês)

“Tradição: ou você renova ou faz paródia.”

“Cometer falhas, só conscientemente.”

“Ao contrário do que dizem, não há formas esgotadas. Há pessoas esgotadas diante de certas formas.” (falando sobre sonetos)

“O artista é um indivíduo que sabe ver (desvendar) o que os outros não estão vendo por isso que a arte existe e é necessária.”

Hudson Pereira





(fotos da turma: acervo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário